Muito Além da Gamificação
Você já parou para pensar quais novas habilidades precisa desenvolver para enfrentar desafios cada vez mais desconhecidos???
Como perpetuar o seu negócio e se manter competitivo nos próximos anos???
Estamos vivenciando tempos disruptivos, palavra que entrou no nosso vocabulário corporativo há pouco tempo, ou seja, somos expostos e chamados a resolver problemas desconhecidos, sem a quantidade de informações que gostaríamos de ter e principalmente sem tempo para pensar, planejar e escolher a melhor alternativa.
Esse cenário, de novo, disruptivo exige cada vez mais preparo dos colaboradores de toda e qualquer organização. Precisamos ser hábeis resolvedores de problemas, exímios buscadores de oportunidades e tremendos entregadores de resultados.
Para tanto precisamos rever que tipos de competências precisamos manter, o que precisamos deixar de fazer e o que melhorar.
Diversas metodologias de treinamento são inventadas, reinventadas e requentadas com o objetivo de tentar capacitar os atuais profissionais a serem competitivos dentro do seu negócio. Entretanto, nenhuma delas é tão eficaz como as simulações de mercado, que trazem a prática para a sala de aula, que constroem uma ponte entre o conceito e sua aplicação, que provocam reflexões imediatas acerca do que fazer. Simulações quando combinadas com realidade virtual, realidade aumentada e artefatos tecnológicos, enriquecem a experiência e auxiliam os participantes a desenvolver um olhar diferenciado acerca dos comportamentos e posturas que os ajudam a alçar novos voos e contribuir com o crescimento do negócio.
O foco das simulações são as pessoas, o grande diferencial de todo e qualquer negócio. Pessoas engajadas, conectadas e motivadas, exercem influência e são, em grande parte, responsáveis pelo sucesso do negócio.
Conhecimento técnico é obrigação, é condição para sobreviver no mercado, é a denominada premissa básica que aliada a uma mente conectada promove mudanças e move montanhas dentro do negócio. Mais do que nunca as empresas precisam urgentemente de pessoas que trazem para si a responsabilidade, que sejam protagonistas, tenham senso de urgência, e ao mesmo tempo, sejam assertivas e preparadas para mudar de rumo quando a situação exige. As simulações de mercado crescem nesse contexto e se apresentam como uma potente ferramenta que auxiliam as pessoas dentro das empresas a ora lapidar esses comportamentos, ora desenvolvê-los a luz desses novos tempos que se avizinham.
Uma simulação de mercado eficaz mescla habilidades de negócios com aspectos comportamentais e para ter êxito precisa provocar reflexão, instigar as pessoas a fazer diferente, ajudá-las a pensar além do presente e trazer insights relevantes.